Notícias

Lançamentos e manejo de ferrugem são os destaques da TMG na Expodireto

07/03/2018

A Expodireto Cotrijal 2018 iniciou nesta segunda-feira (5), em Não-Me-Toque (RS) e, pelo quarto ano consecutivo, a Tropical Melhoramento & Genética (TMG) está participando do evento. Nesta edição, a empresa mostra em seu estande nove cultivares, entre elas quatro lançamentos. O portfólio da TMG para o Rio Grande do Sul é destaque através da TMG 7067IPRO (lançamento), TMG 7061IPRO, TMG 7260IPRO e TMG 1759RR (as três pré-lançamentos), além da TMG 7062IPRO, TMG 7262RR, TMG 7161RR e TMG 7363RR.

O lançamento TMG 7067IPRO, variedade que vem para agregar o portfólio de opções no Estado, tem estabilidade, ciclo tardio, grupo de maturação 6.7 e alto peso de mil sementes (PMS). A variedade tem grande amplitude de adaptação em outros estados também, como Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo, e vem trazendo excelentes resultados de produtividade nesta safra. Em Mercedes (PR), o produtor Antônio Zanelato obteve resultado de 82,6 sc/ha, em 3,6 ha. Em Sidrolândia (MS), Marco Comparim colheu 81,5 sc/ha, em 8 ha.

A TMG 7063IPRO tem conquistado espaço no Rio Grande do Sul, principalmente na região das Missões e no Sul. Rusticidade, estabilidade e alto teto produtivo são os diferenciais. Tem ciclo precoce, grupo de maturação 6.3, resistência à fitóftora da raça 1 e junção de tecnologias Inox® e Intacta RR2 PRO™, proporcionando segurança ao produtor. Em São Nicolau (RS), a TMG 7063IPRO mostrou resultado de 73,8 sc/ha.

O agricultor Éder Eugênio Lena, de São Pedro do Sul (RS), região central do Estado, esteve no estande da TMG nesta terça-feira (6) e contou sobre o comportamento da cultivar em sua área de 30 hectares nesta safra, que tem solo arenoso. No início da semeadura da soja, em novembro, a região passou por um período longo de veranico, aproximadamente 30 dias, e a variedade demonstrou excelente desempenho, destacando a sua rusticidade, um de seus pontos fortes para essa região.

“Também faço pecuária, então a área tem histórico de pisoteio e sempre tive problemas com mortes de plantas, chegava a perder até 20%, mas com a TMG 7063IPRO não tive. Na próxima safra quero ampliar a área dela para 120 a 150 hectares”, destacou. O agricultor ressaltou ainda a presença da Tecnologia Inox® na variedade, que auxilia no controle da ferrugem da soja.

Pré-lançamentos

A cultivar pré-lançamento TMG 7061IPRO é indicada para Missões e Sul, apresenta alto teto produtivo com ciclo precoce, sistema radicular rústico e alto PMS. “É uma variedade que vem para agregar o portfólio de cultivares com alto teto produtivo”, explica Daniel Sbardelotto, consultor de Desenvolvimento de Mercado no Sul do Brasil. Assim como a TMG 7260IPRO, com a junção das tecnologias Inox® e Intacta RR2 PRO™, resistência à fitóftora da raça 1 e alto PMS.

Entre as cultivares RR, o pré-lançamento é a TMG 1759RR, indicada para regiões mais frias (Planalto e Missões), tem alto teto produtivo, resistência à fitóftora da raça 1 e é excelente opção para refúgio. Outras cultivares RR que já fazem parte do portfólio há mais tempo são a TMG 7262RR, que também conta com a Tecnologia Inox®, e a TMG 7161RR e TMG 7363RR, ambas indicadas para áreas de várzea.

O estande da TMG está na Avenida B, Rua 12, com todo o time técnico preparado para mostrar as cultivares a campo e tirar todas as dúvidas do agricultor. Até esta terça-feira (6), a Expodireto já havia recebido mais de 80 mil visitantes, segundo a organização.