O vazio sanitário para soja vai começar; confira o calendário para cada estado

Publicado em: 07/06/2019

O vazio sanitário é o período de no mínimo 60 dias em que não se pode semear ou manter plantas vivas de soja no campo, confira abaixo calendário para todo o Brasil. O objetivo do vazio sanitário é reduzir a sobrevivência do fungo causador da ferrugem-asiática durante a entressafra e assim diminuir a incidência da doença na safra.

O fungo que causa a ferrugem-asiática precisa de hospedeiro vivo para se desenvolver e multiplicar. Ao eliminar as plantas de soja na entressafra quebra-se o ciclo do fungo, reduzindo assim a quantidade de esporos presentes no ambiente.

“O importante do vazio sanitário é que ele ajuda a evitar a ferrugem, que é uma doença muito severa. Se ela chega muito cedo, pode aumentar muito o custo de produção, com mais aplicações de fungicidas. Temos um risco maior de perder em produtividade”, explica a pesquisadora da Embrapa Claudine Seixas.

O primeiro estado a iniciar o período do vazio sanitário no país é o Paraná, já no dia 10 de junho. Depois, no dia 15 de junho, entram: Mato Grosso, Rondônia, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Santa Catarina. O Paraguai já iniciou o período de vazio, no dia 1 de junho. Vale lembrar que o Rio Grande do Sul não adota a medida ainda. Confira abaixo o calendário do vazio sanitário.

Fonte: Canal Rural

Conheça a Tecnologia INOX® - Única no mundo que proporciona segurança conta a ferrugem-asiática.

Conheça nossas Cultivares INOX®