Quem planta algodão, quando ouve falar em Ramulária já vai logo pensando em prejuízo, também não é pra menos, a doença causada pelo fungo Ramularia areola Atk. é motivo de dor de cabeça para o produtor e não é de hoje.
A Ramulária é considerada uma das principais doenças do algodão e impacta diretamente nos resultados da lavoura, desde a quantidade de aplicação de fungicida até a produtividade.
Mas fica tranquilo(a), a gente reuniu aqui algumas dicas de como identificar a Ramulária e quais as melhores práticas para lidar com a doença no campo.
São três os principais sintomas que indicam a presença da Ramulária na lavoura, veja abaixo como identificar:
No início as plantas apresentam pequenas manchas azuladas, na face inferior da folha, que evoluem para pequenas lesões necróticas, angulosas e com esporulações do fungo de aspecto farináceo, de cor branca e/ou amarela, dá uma olhada:
Em condições ambientais favoráveis o fungo pode esporular na face superior da folha. São observadas manchas arroxeadas, ao redor das lesões, com grande intensidade. Olha só como fica:
Em condições de alta severidade ocorre a desfolha precoce, principalmente, das folhas do terço inferior da planta, ocasionando perdas de até 30% na produtividade.
Desenvolvida pela TMG e única no mundo, a Tecnologia RX é uma das grandes aliadas do cotonicultor, pois proporciona melhor manejo da Ramulária. As cultivares dotadas dessa tecnologia permitem redução do número de aplicações de fungicidas, quando comparadas com cultivares suscetíveis.
A principal estratégia de controle da Ramulária é o uso de cultivares tolerantes à doença.
Cultivares com esta característica são o diferencial na hora de fechar a conta dos custos de produção.
Plantando cultivares com tolerância à Ramulária é possível reduzir de 2 a 4 aplicações de fungicida e isso representa uma economia significativa nos custos de produção.
A utilização de cultivares RX, tolerantes à Ramulária, proporciona economia, segurança e maior tranquilidade ao produtor.
Mas é claro que o manejo correto de fungicidas é sempre o melhor aliado para uma safra mais rentável.
O controle da mancha de Ramulária deve ser iniciado de forma preventiva
…fungicidas do grupo dos triazóis, assim como as misturas de triazóis e estrobilurinas, e/ou estrobilurinas e carboxamidas, são classificados como padrão no manejo desta doença.
Mas atenção! Existem diferenças de eficácia entre estes produtos!
A escolha correta destas ferramentas é determinante para o sucesso do controle.
*Pesquise mais informações sobre o controle da Ramulária com fungicidas em instituições de pesquisa.
Apesar da segurança, da economia e das vantagens que a Tecnologia RX incorpora nas cultivares de algodão, ela não tem nenhum custo extra.
Você só paga pelo valor da semente.
Para garantir que essa tecnologia tenha longevidade no campo é importante que você faça o seu papel como produtor e plante sementes certificadas.
Confira o que os produtores acharam das cultivares TMG com Tecnologia RX.