Culturas de cobertura e cultivares TMG: por que combinar?
O manejo de culturas de cobertura é uma prática eficiente para melhorar a saúde do solo, protegendo-o contra erosão, controlando plantas daninhas e aumentando a retenção de umidade. Neste artigo, você entenderá como essas práticas, aliadas às cultivares da TMG, podem melhorar os resultados no campo.
25 de outubro de 2024O manejo de culturas de cobertura tem se mostrado uma prática eficiente para melhorar a saúde do solo e preparar adequadamente as áreas agrícolas para o plantio. Afinal, essas culturas não apenas protegem o solo contra erosão e perda de nutrientes, mas também ajudam a controlar plantas daninhas, melhorar sua estrutura e aumentar a retenção de umidade.
Neste artigo, você vai saber como o manejo dessas culturas contribui para a saúde do solo e como as cultivares da TMG (Tropical Melhoramento & Genética) podem oferecer resultados superiores no campo.
O que são culturas de cobertura?
Culturas de cobertura são plantas que melhoram a saúde do solo. Portanto, quando cultivadas com este propósito, não são colhidas, mas sim incorporadas ao solo antes do plantio principal.
Como escolher as culturas de cobertura?
Essas plantas agem como verdadeiras engenheiras do solo, pois promovem uma série de melhorias que impactam diretamente a sua qualidade e fertilidade. Portanto, sua escolha é um passo fundamental para um manejo de solo eficiente.
A escolha deve ser feita de acordo com os objetivos do agricultor:
- Leguminosas: são altamente eficazes para a fixação de nitrogênio no solo.
- Gramíneas: perfeitas para aumentar a matéria orgânica e melhorar a estrutura do solo.
- Crucíferas: podem ser utilizadas para controle de nematoides e doenças do solo.
Como essas plantas de cobertura protegem o solo?
- Controle da erosão: cobrem o solo, evitando que as chuvas removam a camada superficial rica em nutrientes.
- Aumento da matéria orgânica: quando descompostas, essas culturas devolvem nutrientes essenciais ao solo, melhorando sua fertilidade.
- Fixação de nitrogênio: certas culturas de cobertura, como leguminosas, têm a capacidade de fixar nitrogênio atmosférico no solo, reduzindo a necessidade de fertilizantes químicos.
- Melhoria da estrutura do solo: as raízes das culturas de cobertura ajudam a quebrar a compactação do solo.
Por que combinar culturas de cobertura com cultivares TMG?
Embora a TMG não produza culturas de cobertura, suas cultivares, como as de soja, algodão e milho, são projetadas para se adaptar a práticas de manejo sustentável. Portanto, utilizar essas cultivares no contexto do manejo do solo traz uma série de vantagens para os agricultores. Conheça algumas:
Resiliência ao estresse hídrico
As cultivares da TMG são projetadas para resistir a estresses ambientais, como, por exemplo, a falta de água. Sendo assim, elas são ideais para áreas onde a retenção de umidade é indispensável. Quando combinadas com práticas de manejo que utilizam culturas de cobertura, essas cultivares potencializam os benefícios agronômicos, resultando em plantas mais fortes, resilientes e produtivas.
Além disso, a retenção de umidade promovida pelas culturas de cobertura, junto com a resistência genética avançada das cultivares da TMG, contribui para uma lavoura mais eficiente e sustentável. Sem dúvida, isso maximiza o rendimento da lavoura mesmo em condições adversas.
Melhor retenção de nutrientes
O uso das cultivares da TMG em solos manejados com culturas de cobertura possibilita que suas plantas aproveitem melhor dos nutrientes disponíveis. Entre eles estão, por exemplo, o nitrogênio, fósforo e potássio. Essa sinergia não apenas otimiza o crescimento das culturas principais, como também resulta em uma maior produtividade.
Em outras palavras, ao serem combinadas com o manejo de plantas de cobertura, as cultivares da TMG melhoram significativamente os resultados no campo, ou seja, proporcionam uma colheita mais robusta.
Essa integração estratégica não apenas melhora a eficiência do uso de recursos, mas também contribui para uma agricultura mais sustentável e produtiva, alinhando-se com os objetivos de resistência e resiliência das cultivares da TMG.
Menos insumos químicos e mais saúde para o solo
O manejo adequado do solo com culturas de cobertura, combinado com o uso das cultivares TMG, promove a sustentabilidade da lavoura. Afinal, essa prática reduz a dependência de insumos químicos, como herbicidas e fertilizantes, preservando a saúde do solo e garantindo sua rentabilidade a longo prazo.
Mais resistência contra nematoides
O uso de culturas de cobertura é uma estratégia eficiente no manejo de nematoides, pragas que podem causar grandes prejuízos nas lavouras. Plantas de cobertura, como crotalária, mucuna e nabo forrageiro são especialmente eficazes.
Afinal, além de melhorar a estrutura do solo e aumentar a retenção de umidade, elas também possuem propriedades nematicidas naturais ou funcionam como hospedeiras pobres, reduzindo a população de nematoides no solo.
Essas plantas liberam compostos que são tóxicos para nematoides ou não fornecem condições ideais para a reprodução desses patógenos, ajudando a controlar suas populações de forma sustentável.
Portanto, ao integrar essas culturas de cobertura com cultivares resistentes desenvolvidas pela TMG, como as de soja com a tecnologia de Ampla Resistência a Cisto, os agricultores podem obter uma camada adicional de proteção contra nematoides.
4 passos para manejar culturas de cobertura com cultivares TMG
Para um manejo eficiente e produtivo com plantas de cobertura e cultivares TMG, siga estas etapas
1. Análise do Solo
Antes de tudo, realize uma análise detalhada do solo para identificar suas necessidades específicas, ou seja, faça isso antes de escolher as culturas de cobertura e as cultivares TMG. Essa etapa ajuda você a entender quais nutrientes estão deficientes e quais pragas ou doenças precisam ser manejadas.
2. Seleção das culturas de cobertura
Escolha as culturas de cobertura considerando os benefícios desejados, como, por exemplo, o controle de nematoides, aumento da matéria orgânica ou melhoria da estrutura do solo, além das condições climáticas e de solo locais.
3. Integração com as cultivares TMG
Selecione cultivares TMG que se ajustem às condições do solo e às metas de plantio, como as que têm resistência a nematoides e outras pragas. Essa integração não apenas maximiza os benefícios do manejo, como também torna as lavouras mais resilientes e produtivas.
4. Monitoramento e manejo
Acompanhe o desenvolvimento das culturas de cobertura e das cultivares TMG durante todo o ciclo de crescimento. Realize ajustes no manejo conforme necessário para assegurar a máxima eficiência e produtividade.
Essas etapas ajudam a potencializar o uso das cultivares TMG em conjunto com culturas de cobertura, criando um sistema agrícola mais eficiente e sustentável.
TMG e culturas de cobertura: uma parceria de sucesso
Na TMG, não nos contentamos apenas em fornecer as melhores cultivares. Queremos que você tire o máximo proveito delas. Nosso objetivo é garantir que seu solo esteja no auge da saúde para receber nossas sementes de alta performance.
E como você pôde perceber, o manejo de plantas de cobertura em conjunto com as cultivares TMG não apenas melhora a saúde do solo e aumenta a produtividade, mas também contribui para a sustentabilidade financeira das propriedades rurais.
Está pronto para elevar sua produtividade a um novo patamar? Entre em contato com nossos consultores e saiba mais sobre como otimizar o manejo de culturas de cobertura com nossas cultivares. E para conhecer todas elas em detalhes, acesse o site e baixe os portfólios completos.