Se você cultiva soja provavelmente já ouviu falar de Ferrugem asiática e, em algum momento, teve que lidar com a doença em sua lavoura.
A Ferrugem é provocada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi e é considerada um dos principais problemas enfrentados pelos produtores. Não é para menos, pois desde que chegou ao Brasil a doença vem comprometendo significativamente os resultados no campo.
Com isso, novas alternativas foram surgindo e o produtor teve a oportunidade de contar com ferramentas que pudessem o auxiliar no combate à doença.
Por isso, separamos aqui um conteúdo exclusivo que vai te ajudar, desde a identificação da doença, até o manejo correto das ferramentas.
A folha apresenta formação de lesões verde-acinzentada, bronzeada a marrom-escuro ou marrom-avermelhada.
As lesões tendem a ser angulares e restringidas pelas nervuras foliares.
Uma lupa de mão com aumento de 20 vezes pode facilitar a visualização desses detalhes.
A doença ocorre em qualquer estádio da planta, mas são mais comuns após o florescimento (R2).
Causa amarelecimento foliar e devido à alta densidade de lesões resulta em desfolha prematura, que certamente causará redução do número de vagens por planta, de grãos por vagem e no peso do grão.
As maiores severidades são observadas durante longos períodos de molhamento foliar, associados à temperatura média diária abaixo de 28ºC.
Fique atento! No estágio inicial a ferrugem pode ser confundida com a Septoriose ou o Crestamento Bacteriano. A diferença é que nestas duas, diferentemente da ferrugem, elas possuem um halo amarelado ao redor das pontuações. Veja a diferença:
Agora que você já sabe identificar a doença e viu o impacto que ela pode causar na produtividade, te apresentamos uma ferramenta que pode ser sua verdadeira aliada no combate a esse problema.
A Tecnologia Inox® foi lançada em 2008 de forma pioneira, é única no mundo e desenvolvida aqui no Brasil por nós da TMG – Tropical Melhoramento & Genética.
Vendo o grande gargalo e os impactos que a Ferrugem asiática causava nos campos do País, desenvolvemos essa Tecnologia, que hoje é uma grande aliada do produtor para enfrentar esse problema no campo e para melhorar sua produtividade em condições onde a doença está presente.
É claro que para a Tecnologia expressar todo o seu potencial é imprescindível que as recomendações de manejo sejam seguidas corretamente. Mais abaixo, te explicamos detalhadamente como aproveitar ao máximo essa Tecnologia e ter resultados incríveis.
O grande diferencial da Tecnologia está na presença do gene de resistência à ferrugem nas cultivares, isso faz com que a planta tenha maiores condições de conviver com a doença no campo. Caso o controle cultural e o químico “escapem das mãos”, a planta com Tecnologia Inox® pode contar com uma proteção extra, essa proteção significa mais tranquilidade e segurança.
Bem, funciona da seguinte maneira, as cultivares com Tecnologia Inox®, quando atacadas pelo fungo da Ferrugem, têm uma reação de hipersensibilidade (criando uma lesão escura) que necrosa o tecido foliar ao redor do ponto de infecção, eliminando a fonte de alimento do fungo e evitando a sua multiplicação e esporulação. Esta lesão é chamada de RB (Redish Brown).
Veja abaixo como identificá-la.
Sendo assim, cultivares com Tecnologia Inox® significa mais produtividade e mais segurança para você, produtor.
Mas até mesmo uma Tecnologia tão inovadora quanto essa precisa de cuidados, veja abaixo algumas informações muito importantes para o manejo correto.
A Genética é, sem dúvida alguma, uma excelente ferramenta para atingir bons resultados de produtividade, porém, fatores como manejo de químicos e solos, doenças e pragas são determinantes para o sucesso de sua lavoura.
Ao optar por uma cultivar com a Tecnologia Inox® você deve saber que
É IMPRESCINDÍVEL FAZER AS APLICAÇÕES DE FUNGICIDAS NORMALMENTE E SEGUIR AS RECOMENDAÇÕES DE MANEJO COMO EM QUALQUER OUTRO MATERIAL SUSCETÍVEL À FERRUGEM.
No entanto, a combinação destes dois fatores (Tecnologia Inox® + aplicação de fungicidas) aumentam significativamente suas chances de atingir resultados melhores, quando comparados com outras cultivares que não possuem a Tecnologia.
Os fungicidas nem sempre garantem efetividade e essa é uma das principais vantagens de se ter uma cultivar com Tecnologia Inox® na sua lavoura.
Nesta safra, em vários locais do País, o clima foi de muita chuva e este cenário acaba se tornando perfeito para o aumento dos focos de Ferrugem asiática.
O produtor Nivaldo plantou a cultivar TMG 7062IPRO que possui Tecnologia Inox® e devido à grande quantidade de chuvas em sua região não conseguiu entrar para fazer as aplicações de fungicida no melhor momento. Mas ele pôde contar com a Tecnologia Inox®, que proporciona maior segurança quando imprevistos como estes acontecem, e como o próprio Sr. Nivaldo diz: “não é tão necessário esquentar a cabeça como se fosse uma cultivar comum.”
Veja o vídeo com o depoimento do Sr. Nivaldo.