TMG

Muito comum em todas as regiões produtoras do Brasil, o Nematoide de Cisto da Soja (NCS), Heterodera glycines, é o que tem maior poder de causar perdas, entre 5% e 30% em locais com baixas infestações, e até 70% naqueles com maior incidência. A ocorrência do NCS é mais prevalente no estado de Mato Grosso, principalmente em locais com solos arenosos ou médio-arenosos.

Como Identificar?

Nem sempre plantas atacadas pelo NCS vão exibir algum sintoma evidente na parte aérea, exceto uma ligeira redução no porte. Isso pode acontecer em regiões com boa distribuição de chuvas e em solos de fertilidade naturalmente mais alta.

O diagnóstico definitivo requer observação. Veja essas importantes dicas:

Em lavouras onde a população do fitonematoide é muito
alta também pode ocorrer morte prematura de plantas

E atenção!

Esses sintomas podem ser facilmente confundidos com...
Fitotoxicidade por defensivos agrícolas
Deficiência nutricional, especialmente nitrogênio e potássio e certos micronutrientes
Compactação do solo e outras desordens fisiológicas

Portanto, muito cuidado!

Como proteger a lavoura deste problemão?

Cultivares de soja com

Uma conquista da TMG para os produtores

A técnica mais efetiva no manejo dos nematoides e menos onerosa ao produtor é o uso de cultivares resistentes, que limitam a reprodução dos nematoides. Neste sentido, o Programa de Melhoramento Genético da TMG, através de um trabalho massivo e de assertividade, desenvolveu as seguintes cultivares de soja:


Fatal error: Call to undefined method Cultivars::searchCtvCisto() in /home/storage/8/5d/36/tmg-sitetecnolog1/public_html/tmgCisto2.php on line 202